Programa Operacional Regional do Norte
- Designação do projeto | Sistema de Incentivos às empresas – Inovação Produtiva COVID-19
- Código do projeto | NORTE -02-08B9-FEDER-047972
- Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
- Região de intervenção | Norte
- Entidade beneficiária | Pharmia, Lda
- Data de aprovação | 04-05-2020
- Data de início | 15-05-2020
- Data de conclusão | 13-07-2020
- Custo total elegível | 380.444,00 Eur
- Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 304.355,20 Eur
A Pharmia, Lda detém uma unidade de produção industrial, de fabrico de dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual (máscaras cirúrgicas e respiradores FFP2), para fazer face à situação de crise sanitária provocada pelo Covid-19.
- Designação do projeto | Digital Flow and Anti Viral PHARMIA
- Código do projeto | NORTE-06-38D7-FEDER-000765
- Objetivo principal | Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
- Região de intervenção | Norte
- Entidade beneficiária | 515888710 – PHARMIA LDA
- Data de aprovação | 2021-11-26
- Data de início | 2021-02-25
- Data de conclusão | 2022-08-24
- Custo total elegível | 227.088,83 Eur
- Apoio financeiro da União Europeia (FEDER) | 112.045,20 Eur
PROJECTO / ATIVIDADES:
O projeto visava um conjunto de investimentos que permitisse responder à pandemia COVID-19 e manter os postos de trabalho no âmbito do PAPN.
Esses investimentos eram sobretudo em:
– Equipamentos produtivos para alargar capacidade de resposta, inovação e gamas
– Qualificação (homologação / certificação de novos produtos e de processos)
– Criação de novos conteúdos electrónicos e trabalho indexação e pesquisabilidade em motores de busca (maior notoriedade e alcance).
Eram obrigações do PAPN a manutenção de 20 postos de trabalho, bem como os activos afectos à actividade, e a localização geográfica do projeto, tal como foi realizado.
O total da operação aprovado foi inicialmente de 235.000 € mas a reprogramação que ocorreu mais tarde levou a um total de 227.088,83€ de investimento máximo aprovado.
OBJETIVOS:
Os objectivos principais eram:
– assegurar o crescimento sustentável
– manter (e idealmente reforçar) as equipas
– aumentar a capacidade produtiva em termos quantitativos e qualitativos para atingir mais gamas e diversificação de oferta (menor dependência de mono-produto)
Para atingir tal orientação estratégica/objectivos foram definidas apostas em:
– equipamentos para alargamento de soluções propostas ao mercado (gamas) para maior diferenciação e mais valor percepcionado da marca e dos seus produtos
– factores dinâmicos de competitividade (ex: comunicação, orientação para mercados externos e não apenas o da resposta imediata a necessidades da pandemia)
– alargar mercados externos em número e volume
– ocupar de modo mais forte (em quantidade e por gamas) o espaço essencialmente ocupado por importações ao nível do mercado nacional.
Para dar corpo a esta orientação estratégica, que visava atingir maior sustentabilidade do negócio (e manter/aumentar postos de trabalho) importava investimentos em:
– novas tecnologias e foco na inovação (incluindo tecnologias e equipamentos)
– a homologação científica e técnica das novas ofertas
– lançar novas colecções e até tipologias de produtos (design e I&D)
– melhorias nos sistemas de qualidade e de operação.
RESULTADOS:
Doze meses após a conclusão da execução dos investimentos (que foram aprovados no valor de 224.090,39 €) conclui-se que os objectivos foram atingidos e este projecto e estes investimentos foram muito importantes para os atingir, aumentando a equipa, reduzindo a sua precariedade, aumentando as gamas e tipologias de produtos, lançando novos modelos e ofertas, conseguindo uma empresa mais eficiente e com mais inovação e tecnologia, maior qualificação e exportação.
Dezembro de 2023 (4ª revisão)