Programa Operacional Regional do Norte

Programa Operacional Regional do Norte

  • Designação do projeto | Sistema de Incentivos às empresas – Inovação Produtiva COVID-19
  • Código do projeto | NORTE -02-08B9-FEDER-047972
  • Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
  • Região de intervenção | Norte
  • Entidade beneficiária | Pharmia, Lda

  • Data de aprovação | 04-05-2020
  • Data de início | 15-05-2020
  • Data de conclusão | 13-07-2020
  • Custo total elegível | 380.444,00 Eur
  • Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 304.355,20 Eur

 

A Pharmia, Lda detém uma unidade de produção industrial, de fabrico de dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual (máscaras cirúrgicas e respiradores FFP2), para fazer face à situação de crise sanitária provocada pelo Covid-19.

Pharmia
  • Designação do projeto | Digital Flow and Anti Viral PHARMIA
  • Código do projeto | NORTE-06-38D7-FEDER-000765
  • Objetivo principal | Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
  • Região de intervenção | Norte
  • Entidade beneficiária | 515888710 – PHARMIA LDA

  • Data de aprovação | 2021-11-26
  • Data de início | 2021-02-25
  • Data de conclusão | 2022-02-24
  • Custo total elegível | 235 000,00 Eur
  • Apoio financeiro da União Europeia (FEDER) | 117 500,00 Eur

 

ENTIDADE:
A empresa foi criada em fevereiro 2020.
Estrategicamente, 2021/2022 está a permitir à empresa dar um salto quantitativo, mas sobretudo qualitativo e de inovação, de produtividade e de alargamento de oferta que lhe permita diversificar risco e dependência face à sua estrutura de muito poucos produtos, preparando já uma realidade pós-pandémica.

ACTIVIDADES / OBJETIVOS:
O objetivo é assegurar o crescimento sustentável, mantendo e reforçando os postos de trabalho e as capacidades produtivas, focando na inovação e alargamento de soluções propostas ao mercado e na aposta nos factores dinâmicos de competitividade, na digitalização, mantendo processos ambientalmente responsáveis.
Uma parte dos objectivos passa por substituir importações e, mais à frente, lançar bases de exportação.

Para atingir esses objectivos importa, e deseja-se, com este projeto:
1. Lançar novos produtos que alarguem oferta e a gama (novas tecnologias com homologação científica; novas colecções, tipologias de produtos) e permitam:
a) maior diferenciação e mais valor percepcionado da marca e dos seus produtos e serviços
b) ocupar de modo mais forte (em quantidade e por gamas) o espaço parcialmente ocupado por importações ao nível do mercado nacional

2. Melhorias nos sistemas de qualidade e de operação, com aposta forte na introdução de digitalização e automação de processos (evolução para Indústria 4.0 em diferentes dimensões) que permitam vir a albergar evoluções futuras, a maior abertura ao exterior e à competição nacional (mais exigente) e lançar, assim, as bases para futuros alargamentos produtivos em termos quantitativos e qualitativo.

O essencial dos investimentos são equipamentos e serviços que permitam atingir os objectivos acima indicados.

RESULTADOS:
Os resultados contratados são a manutenção dos postos de trabalho na Pharmia e os esperados são o cumprimento das actividades e objectivos acima mencionados.