Quando optar por uma máscara cirúrgica?

Quando optar por uma máscara cirúrgica?

A máscara cirúrgica é um equipamento médico‑hospitalar descartável que limita a transmissão de agentes infecciosos por gotículas. De notar que não protege de agentes infecciosos transmitidos por via áerea, ou seja, presentes em partículas de diimensões iguais ou inferiores a 5μm. Este tipo de máscara não impedirá, portanto, a eventual contaminação do utilizador por um vírus.

A máscara cirúrgica tem duas funções:

  • Conter a projeção de gotas de saliva e de secreções das vias respiratórias superiores do utilizador. Quando usada por um profissional de saúde, a máscara cirúrgica impede a eventual contaminação do paciente e do ambiente (atmosfera, superfícies, material e equipamento, campo cirúrgico). Quando usada por um paciente com uma doença contagiosa, evita que este contamine outras pessoas e o próprio ambiente.
  • Proteger o utilizador de infecções transmitidas por gotículas ou por salpicos de fluidos orgânicos. Neste último caso, a máscara cirúrgica deve ser composta por uma camada impermeável. Alguns modelos possuem uma viseira para proteger os olhos.

As chamadas máscaras cirúrgicas são, na realidade, utilizadas em diferentes áreas da saúde:

  • Cirurgia
  • Odontologia
  • Procedimentos médicos de outras especialidades
  • Isolamento de contenção

 

Fonte: guide.medicalexpo.com

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − 16 =