Quando optar por uma máscara de proteção?
O respirador, também designado “máscara de proteção respiratória”, é um equipamento de proteção individual (EPI). Impede o utilizador de inalar quer aerossóis (pó, fumo, névoa) quer vapores e gases (desinfetantes, gases anestésicos) perigosos para a saúde. Também o protege de agentes infecciosos transmissíveis por via aérea, inclusive da contaminação por vírus do tipo coronavírus (na origem da SARS), H1N1, etc.
Os aparelhos de proteção respiratória dividem‑se em duas categorias: os aparelhos isolantes (que não são objeto deste guia de compra) e os aparelhos filtrantes.
As máscaras filtrantes são constituídas por uma peça facial e por um elemento filtrante. Nos modelos autofiltrantes, a peça facial é composta pelo próprio material filtrante. Dependendo do tipo de filtro, certas máscaras garantem uma proteção eficaz apenas contra partículas, outras somente contra determinados gases e vapores, e outras ainda contra partículas, gases e vapores.
Alguns respiradores filtrantes têm uma válvula de exalação integrada. São mais confortáveis, pois a válvula reduz a formação de humidade no interior da máscara bem como o embaciamento dos óculos, por exemplo, e o utilizador respira melhor.
Salienta‑se que as máscaras tipo respiradores também protegem os utilizadores da inalação de agentes infecciosos transmissíveis por gotículas.
Fonte: guide.medicalexpo.com
Deixe um comentário