A vacinação avança e os países europeus livram-se das máscaras. Mas nem todos
Em Portugal, ainda não há alterações quanto ao uso de máscaras: devem continuar a ser usadas, apesar da evolução da vacinação contra a Covid-19. No entanto, não é igual em todos os países. À medida que o ritmo da vacinação vai a avançar, vários já começam a livrar-se das máscaras, mas não totalmente: mantêm algumas regras quanto ao seu uso.
Países (quase) livres de máscara
Espanha. Há um dia que as máscaras deixaram de ser obrigatórias no exterior. O Governo espanhol levantou na quarta-feira, em Conselho de Ministros extraordinário, a obrigatoriedade no uso de máscaras no exterior, desde que seja respeitada a distância de segurança de pelo menos um metro e meio, relativamente a pessoas que não sejam coabitantes.
França. O uso de máscara no exterior deixou de ser obrigatório em França no dia 17 de junho. No entanto, continua a ser obrigatória dentro de todos os espaços fechados.
Bélgica. Desde 8 de junho que não é obrigatório o uso de máscara em espaços públicos, embora continue a ser recomendado. No entanto, continua obrigatória em locais com muitas pessoas, como centro comerciais, quando não for possível manter a distância de 1,5 metros.
Itália. A partir de amanhã, segunda-feira, as máscaras deixarão de ser obrigatórias no exterior, nas zonas brancas — zonas onde a prevalência do vírus é menor. Neste momento, apenas Vale e Aosta está fora da zona branca.
Áustria. Ainda não é, mas vai deixar de ser obrigatório. No dia 1 de julho, o uso de máscara vai deixar de ser obrigatório. Até lá, é obrigatório o uso de máscaras FFP2 em ambientes fechados públicos, em lojas e transportes públicos.
Hungria. Num dos países com a taxa de vacinação mais alta da Europa — 52% da população já está vacinada —, as máscaras já deixaram de ser obrigatórias nos espaços públicos exteriores no final de maio. Ainda são obrigatórias, no entanto, em locais públicos fechados.
Islândia. A utilização de máscara só é obrigatória quando a distância de um metro não puder ser mantida e apenas para pessoas que nasceram antes de 2005. Ou seja, pessoas com menos de 16 anos não têm de usar máscara em situação alguma. Pessoas que já foram infetadas com a Covid-19 e cumpriram o seu período de isolamento também estão fora desta obrigatoriedade.
Países onde as máscaras ainda são obrigatórias
Alemanha. Depende de estado para estado, mas no geral todas as pessoas com mais de seis anos devem usar máscara nos transportes públicos, edifícios públicos e lojas, nas escolas, por alunos com mais de 12 anos, e quando a distância de 1,5 metros não pode ser cumprida.
Dinamarca. Para maiores de 12 anos, as máscaras têm de ser usadas em lojas, escolas, transportes, restaurantes, espaços culturais, centros de saúde ou igrejas.
Fonte: Observador.pt
Deixe um comentário