Covid-19: Uso generalizado de máscaras na rua pode travar 45% das mortes, indica estudo
Um estudo desenvolvido pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, sobre a situação da pandemia em Portugal revela que o uso generalizado de máscaras na via pública, como a medida que entrou em vigor esta quarta-feira, pode reduzir o número de mortes em 45% já no final de Novembro.
O Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington que fez uma projeção sobre a evolução do número de óbitos por covid-19 em Portugal tendo em conta dois cenários diferentes – com e sem máscara.
A projeção indica que o seu uso generalizado nos espaços públicos poderá permitir chegar ao final de Novembro com uma média diária cerca de 45% inferior no número de mortes pelo novo coronavírus. Quanto ao número de infetados, o cenário indica que pode haver uma redução de 50%, no mesmo período.
O Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington criou, desta forma, gráficos com diferentes variáveis para prever os cenários da evolução da pandemia em Portugal.
O estudo conclui então que o uso de generalizado de máscara pode ajudar a baixar a curva dos número de óbitos.
O uso obrigatório de máscara na via pública entrou em vigor esta quarta-feira. O incumprimento da medida pode levar a multas entre os 100 e os 500 euros. A obrigatoriedade do uso de máscara estende-se, no mínimo, por três meses, ou seja, até dia 5 de Janeiro do próximo ano.
Deixe um comentário