Quanta proteção as máscaras faciais oferecem?
Obtenha respostas às suas perguntas sobre máscaras faciais, incluindo como usá-las corretamente.
As máscaras faciais podem ajudar a retardar a disseminação do coronavírus (SARS-CoV-2) que causa o COVID-19? Sim, máscaras faciais combinadas com outras medidas preventivas, como lavar as mãos com frequência e distanciar-se socialmente, ajudam a retardar a propagação do vírus.
Então, por que as máscaras não foram recomendadas no início da pandemia? Naquela época, os especialistas não sabiam até que ponto as pessoas com COVID-19 podiam espalhar o vírus antes do aparecimento dos sintomas. Nem se sabia que algumas pessoas têm COVID-19, mas não apresentam nenhum sintoma. Ambos os grupos podem espalhar o vírus para outras pessoas sem saber.
Essas descobertas levaram grupos de saúde pública a dar uma reviravolta nas máscaras faciais. A Organização Mundial da Saúde e os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA agora incluem máscaras faciais em suas recomendações para retardar a propagação do vírus. O CDC recomenda máscaras faciais de pano para o público e não as máscaras cirúrgicas e N95 necessárias para profissionais de saúde.
Como funcionam os diferentes tipos de máscaras?
Máscaras cirúrgicas
Também chamada de máscara médica, a máscara cirúrgica é uma máscara descartável folgada que protege o nariz e a boca do usuário do contato com gotículas, respingos e sprays que podem conter germes. Uma máscara cirúrgica também filtra grandes partículas no ar. As máscaras cirúrgicas podem proteger outras pessoas, reduzindo a exposição à saliva e às secreções respiratórias do usuário da máscara.
No momento, a Food and Drug Administration não aprovou nenhum tipo de máscara cirúrgica especificamente para proteção contra o coronavírus, mas essas máscaras podem fornecer alguma proteção quando as máscaras N95 não estiverem disponíveis.
Máscaras N95
Na verdade, um tipo de respirador, a máscara N95 oferece mais proteção do que uma máscara cirúrgica, pois pode filtrar partículas grandes e pequenas quando o usuário inala. Como o nome indica, a máscara foi projetada para bloquear 95% das partículas muito pequenas. Algumas máscaras N95 têm válvulas que as tornam mais fáceis de respirar. Com esse tipo de máscara, o ar não filtrado é liberado quando o usuário expira.
Os profissionais de saúde devem ser treinados e passar por um teste de encaixe para confirmar a vedação adequada antes de usar um respirador N95 no local de trabalho. Como as máscaras cirúrgicas, as máscaras N95 devem ser descartáveis. No entanto, os pesquisadores estão testando maneiras de desinfetar as máscaras N95 para que possam ser reutilizadas.
Algumas máscaras N95, e até mesmo algumas máscaras de tecido, têm válvulas unidirecionais que facilitam a respiração. Mas, como a válvula libera ar não filtrado quando o usuário expira, esse tipo de máscara não impede que o usuário espalhe o vírus. Por esse motivo, alguns lugares os proibiram.
Máscaras de pano
Uma máscara de pano tem o objetivo de prender as gotas que são liberadas quando o usuário fala, tosse ou espirra. Pedir a todos que usem máscaras de pano pode ajudar a reduzir a disseminação do vírus por pessoas que têm COVID-19, mas não percebem.
As coberturas faciais de pano têm maior probabilidade de reduzir a disseminação do vírus COVID-19 quando são amplamente utilizadas por pessoas em ambientes públicos. E os países que exigiam máscaras faciais, testes, isolamento e distanciamento social no início da pandemia conseguiram retardar a disseminação do vírus.
Embora as máscaras cirúrgicas e N95 possam ser escassas e devam ser reservadas para profissionais de saúde, as máscaras e coberturas faciais de tecido são fáceis de encontrar ou fazer e podem ser lavadas e reutilizadas.
As máscaras podem ser feitas de materiais comuns, como lençóis de algodão bem tecido. As instruções são fáceis de encontrar online. As máscaras de tecido devem incluir várias camadas de tecido. O site do CDC inclui até mesmo instruções para máscaras sem costura feitas de bandanas e camisetas.
Como usar máscaras de pano?
O CDC recomenda que você use uma máscara facial de pano quando estiver perto de pessoas que não moram com você e em ambientes públicos quando o distanciamento social é difícil.
Aqui estão algumas dicas para colocar e tirar uma máscara de pano:
- Lave ou desinfete as mãos antes e depois de colocar e tirar a máscara.
- Coloque a máscara sobre a boca e o nariz.
- Amarre-o atrás da cabeça ou use presilhas para as orelhas e certifique-se de que está confortável.
- Não toque em sua máscara enquanto a usa.
- Se você tocar acidentalmente em sua máscara, lave ou desinfete suas mãos.
- Se sua máscara ficar molhada ou suja, troque por uma limpa. Coloque a máscara usada em um saco lacrado até que você possa lavá-la.
- Remova a máscara desamarrando-a ou levantando as alças de orelha sem tocar na frente da máscara ou no rosto.
- Lave as mãos imediatamente após remover a máscara.
- Lave regularmente sua máscara com água e sabão à mão ou na máquina de lavar. Não há problema em lavá-lo com outras roupas.
E, aqui estão algumas precauções de máscara facial:
- Não coloque máscaras em pessoas que tenham problemas para respirar, ou estejam inconscientes ou incapazes de remover a máscara sem ajuda.
- Não coloque máscaras em crianças menores de 2 anos de idade.
- Não use máscaras para substituir o distanciamento social.
Dicas para ajustar a uma máscara facial:
Pode ser um desafio se acostumar a usar uma máscara facial. Aqui estão algumas dicas para fazer a transição:
- Comece devagar. Use sua máscara em casa por um curto período de tempo, como enquanto assiste televisão. Em seguida, use-o durante uma curta caminhada. Aumente lentamente o tempo até se sentir mais confortável.
- Encontre o seu ajuste. Se sua máscara não for confortável ou for muito difícil de respirar, considere outras opções. As máscaras vêm em uma variedade de estilos e tamanhos.
- Amarre. Em vez de uma máscara facial, experimente um lenço ou bandana para cobrir o nariz e a boca.
Se essas dicas não ajudarem ou se você tiver dúvidas sobre o uso de máscara, converse com seu médico sobre como se proteger e proteger outras pessoas durante a pandemia.
Fonte: www.mayoclinic.org
Deixe um comentário