Como colocar e usar a máscara?
Há certos cuidados a ter ao colocar uma máscara cirúrgica ou de tipo respirador. Referimos, em seguida, os mais importantes:
- Retirar a máscara da embalagem e colocá-la sobre o rosto, segurando-a apenas pelos elásticos ou atilhos.
- Verificar se não está a colocar a máscara ao contrário: o clip nasal, caso exista, deve ficar em cima, sobre a parte superior do nariz, e as informações apostas pelo fabricante ficam, em geral, para fora. Se não houver qualquer marcação, deve pôr-se com o lado mais almofadado para dentro.
- Desdobrar bem a máscara e fixá‑la, prendendo os elásticos ou atilhos atrás da parte superior da cabeça e na nuca.
A máscara deve cobrir o nariz, a boca e o queixo. No caso das máscaras de proteção, é possível verificar se a máscara está bem colocada, tapando a superfície filtrante com as mãos e inalando lentamente. Se a máscara se colar ao rosto, significa que está bem colocada, caso contrário notará fugas de ar. - Uma vez a máscara bem ajustada, não deve mexer‑lhe nem reposicioná‑la até a retirar.
- As máscaras descartáveis, assim que são retiradas, devem ser imediatamente colocadas num contentor próprio com vista à sua eliminação definitiva.
Deve trocar‑se de máscara regularmente: pelo menos de 3 em 3 horas no caso das máscaras cirúrgicas (ou antes, se estiver suja com salpicos); entre 3 e 8 horas no caso das máscaras de proteção. - Lave as mãos antes e depois de colocar uma máscara.
Fonte: guide.medicalexpo.com
Deixe um comentário