Máscaras. Como higienizar? Como colocar? Quando trocar? Como retirar?
Lei aprovada no Parlamento vai tornar obrigatória a utilização de máscaras ao ar livre. Conheça os cuidados que deve ter com estes equipamentos de protecção e como os usar correctamente.
Com a aprovação da obrigatoriedade de uso de máscaras na via pública, os portugueses passarão a usar mais vezes – e durante mais horas – este equipamento de protecção individual. O PÚBLICO relembra alguns cuidados que deve ter na utilização de máscaras, com o objectivo de evitar riscos e exponenciar a protecção que estes objectos conferem.
O que mudou na lei?
O diploma aprovado na passada sexta-feira determina que é obrigatório o uso de máscara — que não pode ser substituída por viseira — aos maiores de dez anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”. A medida vigorará durante 70 dias e poderá ser revalidada, mediante uma avaliação ao impacto da pandemia de covid-19 no país. Para a lei entrar em vigor falta ainda a promulgação pelo Presidente da República.
Quais são os tipos de máscara disponíveis?
Máscaras cirúrgicas: Concebidas para filtrar gotículas expelidas da boca de alguém, impedindo assim que cheguem à cara de outra pessoa ou a superfícies. Não filtram partículas inferiores a dois micrómetros de diâmetro. Têm três camadas: uma exterior (que repele água, sangue e fluidos corporais); uma intermédia (que filtra agentes patogénicos); e uma interior (que absorve água, saliva e transpiração).
Respiradores N95: São concebidos para filtrar gotículas expelidas da boca de alguém, impedindo assim que cheguem à cara de outra pessoa ou a superfícies. Não filtram partículas inferiores a dois micrómetros de diâmetro. Têm três camadas: uma exterior (que repele água, sangue e fluidos corporais); uma intermédia (que filtra agentes patogénicos) e uma interior (que absorve água, saliva e transpiração).
Máscaras sociais: Elaboradas com têxteis, tornaram-se populares na substituição das máscaras cirúrgicas e dos respiradores, podendo ser reutilizadas. Contudo, é necessário ter atenção à correcta higienização deste equipamento: preferencialmente as máscaras sociais devem lavadas na máquina de lavar, utilizando o detergente habitual e uma temperatura de 60ºC, mas podem ainda ser lavadas à mão, com água e sabão. Neste caso, devem ser deixadas de molho durante um período de 20 a 30 minutos.
Há cuidados de higiene antes da colocação?
Sim e são fundamentais. Lave bem as mãos com água e sabão ou use uma solução à base de álcool para garantir que as mãos estão devidamente higienizadas antes de colocar a máscara. O objectivo deste procedimento passa por evitar a contaminação deste equipamento de protecção individual.
Como colocar?
Direccione o lado branco da máscara para si. Ajuste bem a máscara para evitar alterar posteriormente a posição desta. Lembre-se que as autoridades de saúde desaconselham que toque com as mãos na máscara durante a sua utilização.
Quando – e com que frequência – devem ser trocadas?
As máscaras devem ser trocadas com regularidade. As autoridades de saúde aconselham que as máscaras cirúrgicas sejam substituídas a cada quatro horas de utilização. Caso a máscara fique húmida ou suja, também a deve substituir.
Posso contrair covid-19 a partir de uma máscara?
Uma máscara usada por uma pessoa infectada com o novo coronavírus vai conter partículas do vírus. Se tocar ou utilizar numa destas máscaras, corre risco de infecção. Por esse motivo é que as autoridades de saúde recomendam a correcta higienização e substituição das máscaras.
Como retirar a máscara?
Deve remover a máscara a partir de trás, segurando os atilhos ou elásticos. Evite novamente tocar na parte frontal da máscara. Evite, ainda, que a máscara toque noutras superfícies após a retirar.
Onde a devo colocar após a utilização?
Todas as máscaras cirúrgicas devem ser descartadas para um contentor de resíduos.
Fonte: Publico.pt
Deixe um comentário