Deve‑se usar uma máscara descartável ou reutilizável?

Deve‑se usar uma máscara descartável ou reutilizável?

A máscara cirúrgica é descartável e, após a sua utilização, deve ser colocada no recipiente apropriado com vista à sua correta eliminação. Quanto às máscaras de proteção, podem ser descartáveis ou reutilizáveis. Nas máscaras reutilizáveis, é possível substituir o filtro.

O período de eficácia da filtração tanto das máscaras cirúrgicas como das máscaras de proteção é indicado obrigatoriamente pelo fabricante e varia consoante as circunstâncias de utilização. De um modo geral, as máscaras são eficazes por um período de três a oito horas, dependendo da concentração da substância contaminante e de uma série de fatores externos, como a humidade e a temperatura ambiente, o volume de ar inspirado, etc.

O utilizador que tenha posta uma máscara de proteção com filtro de gases e que comece a sentir o cheiro a gás, deve abandonar imediatamente a área e substituir o filtro. O mesmo se aplica aos filtros de proteção contra poeiras: se o utilizador começar a notar um aumento do esforço inspiratório, deve deixar o local e substituir o filtro. Estas máscaras são usadas principalmente por pessoas que trabalham em contacto com produtos químicos ou por bombeiros.

 

Fonte: guide.medicalexpo.com/

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − dois =