Como escolher uma proteção para as vias respiratórias?

Como escolher uma proteção para as vias respiratórias?

Ao escolher uma máscara, convém ter em consideração vários critérios, tais como a aplicação prevista, o tipo de máscara e o nível de proteção necessária, entre outros.

Aplicação: dependendo da profissão, do âmbito de utilização e da existência ou não de doenças contagiosas, os pacientes e o pessoal de saúde irão utilizar um certo tipo de máscara com um determinado nível de proteção.

Tipo de máscara: os dois principais tipos de máscaras são as chamadas máscaras cirúrgicas e os respiradores, ou máscaras de proteção respiratória. Têm funções diferentes e características definidas por normas distintas. A principal diferença entre elas é que as máscaras cirúrgicas só protegem contra agentes infecciosos transmissíveis por gotículas, enquanto os respiradores também previnem a inalação de agentes infecciosos que se transmitem por via aérea.

Nível de proteção: cada um destes tipos de máscaras deve cumprir os requisitos definidos por normas e regulamentação específicas, que variam consoante os países. Há, portanto, que consultar a legislação aplicável no país em questão. As normas estipulam as diferentes classes de equipamentos e respetivos níveis de proteção.

Descartáveis ou reutilizáveis: as máscaras cirúrgicas são equipamentos médicos descartáveis. Já os respiradores podem ser reutilizáveis. No caso dos respiradores filtrantes, é possível substituir o filtro quando este estiver saturado.

Período de eficácia da filtração: vem sempre indicado no produto e varia em função do uso, podendo ir de três a oito horas. A maioria das máscaras de baixo preço oferece proteção durante um período de tempo relativamente curto.

Conforto: as máscaras estão disponíveis em vários tamanhos e possuem elementos que permitem ajustá-las ao rosto de cada utilizador. Algumas máscaras de proteção respiratória têm uma válvula de exalação, que torna o seu uso mais confortável. Se for necessária proteção ocular, opte por uma máscara facial completa, que cobrirá também os olhos, em vez de uma meia-máscara.

Fonte: guide.medicalexpo.com

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − dez =